"Que as luzes se acendam e que a gente possa brilhar*..." Brilhar no espetáculo da vida, e que nossa existência seja regada a muitos sucessos e nunca deixemos de lutar pelo que acreditamos... "Me atiro do alto e que atirem no peito, da luta não me retiro*..."
*Trechos de músicas dos artistas Vander Lee e Fernando Anitelli






sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Teatro de Marionetes

  


“Isso me sugere muita sujeira
Isso não me cheira nada bem
Tem muita gente se queimando na fogueira
E muito pouca gente se dando muito bem
Todo dia, todo dia, todo dia, todo dia...”  (Humberto Gessinger)


Insatisfeito, inquieto, indignado, decepcionado, frustrado, desacreditado! Todas essas palavras definiriam muito bem o meu sentimento nesse momento. TODO DIA, como diz o trecho da música que iniciou esse texto, nos sentimos traídos e enganados com a sujeira que é empurrada pra debaixo do tapete diante dos nossos olhos e que fingimos não enxergar...
“Que país é esse?” escreveu Renato Russo em 1978, e ainda hoje essa pergunta parece muito pertinente. TODO DIA somos manipulados, fatos nos são omitidos, somos convencidos de que precisamos ter o que não queremos, e que precisamos adquirir o que não podemos, nos incentivam a gastar o que não temos. Estamos nos transformando em marionetes. E sendo conduzidos para um abismo de mentiras, sendo envolvidos em uma teia de maracutaias e de enganação.
TODO DIA somos bombardeados com os fast food da loja de conveniência, e também com os  fast food da TV, da mídia impressa e virtual com suas notícias selecionadas e superficiais. Enquanto aceitamos todo esse absurdo, todo esse circo armado pra nos ludibriar e desviar a atenção do que é importante, os senhores do feudo puxam as cordinhas amarradas em nossos membros e fazem de nós o que bem entendem.

TODO DIA eles cospem em nós (e eu não falo aqui só da política e da mídia, mas de todos os personagens que de alguma forma manipulam esse circo de horror), nos jogam em um mar de lama sem fim. E o que nós fazemos? Aceitamos calados e ainda aplaudimos seus absurdos e pior, alguns de nós ainda tentam imitá-los. Perceba a que ponto chegamos! Vivemos vendados. Marionetes cegas servindo aos seus senhores.
         Até quando vamos permitir isso? O que estamos esperando para soltarmos os fios que nos aprisionam nessa vida de fantoches? Quando vamos acordar desse transe e perceber que somos capazes de nos rebelar contra toda essa pouca vergonha que se instalou? Será que temos mesmo que todo dia acordar, ver tudo acontecer diante do nariz e simplesmente fingir que está tudo bem? Quanto tempo ainda será possível sustentar essa situação calados?

“E todo dia a gente inventa e fantasia/A gente tenta todo dia...” A gente tenta, mas não consegue. Pois quando estamos a sós conosco (me permitam o pleonasmo), todas essas inquietações, toda essa revolta se revela e ainda assim continuamos a negá-la na esperança de esquecê-la. Porém ela continua lá nos assombrando todo dia, todo dia, todo dia, todo dia...
TODO DIA penso em tudo isso. E você? Já parou pra pensar?

Di Alencar

2 comentários:

  1. TODO DIA temos que enfrentar essa propaganda de políticos que pensam que somos palhaços. Mas o pior é que agimos como tal. :(

    Obrigada pelo comentário no meu Blog, to te seguindo, viu?

    =*

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Mas podemos mudar tudo isso! Obrigado pelo comentario!:D

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Volte sempre!