"Que as luzes se acendam e que a gente possa brilhar*..." Brilhar no espetáculo da vida, e que nossa existência seja regada a muitos sucessos e nunca deixemos de lutar pelo que acreditamos... "Me atiro do alto e que atirem no peito, da luta não me retiro*..."
*Trechos de músicas dos artistas Vander Lee e Fernando Anitelli






sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Aquelas Reflexões



Eu estava aqui com meus botões pensando em algumas coisas que são curiosas. A primeira delas é que se convencionou que devemos nos adequar a um clã/comunidade/tribo seja lá como você prefira chamar... Pergunta: por quê? Eu tenho direito de não querer fazer parte de nenhuma delas e de todas ao mesmo tempo, ou apenas de algumas. Eu decido, eu tomo essa decisão. Porque eu tenho que dizer que sou do reggae e não da MPB ou do rock ou do pop rock se gosto de todos esses estilos musicais? Identifico-me mais com uns do que outros é claro, mas isso não deve determinar quem sou. Entendo perfeitamente quem necessita ou prefere auto intitular-se dessa ou daquela tribo, mas eu não vejo a necessidade de estabelecer fronteiras.
A segunda é a impossibilidade (imposta) de admirar a beleza sem haver interesse sexual ou afetivo. Pergunta: porque cargas d’água eu não posso admirar a beleza de alguém sem que eu esteja afetivamente/sexualmente interessado? E se for ele o sujeito então, “cabou-se” tudo. A beleza é admirável... Percebam: ADMIRÁVEL: que é passível de admiração.  A beleza é admirável, portanto admirem-na. Simples assim.
A terceira é a acomodação com o que incomoda. Perguntas: porque não reinventar?  Porque tudo tem que ser como é? Porque nós temos que nos adaptar a vida e não a nossa vida ser adaptada pra nós? Resposta: Porque não queremos! Isso mesmo, se quisermos é possível. Reinvente! Transforme! Não é necessário mudar para transformar. Apenas remodele, reorganize, reformule.
Constantemente percebo, nas entrelinhas das relações cotidianas, que as pessoas estão inquietas e insatisfeitas com o rumo de suas vidas, do seu emprego, das suas relações sociais e/ou familiares, mas limitam-se a reclamar, ou pior, simplesmente aceitam e continuam vivendo insatisfeitos. Se todos soubessem o quanto isso faz mal para o coração e pra alma, todos nós transformaríamos nossas vidas.
Garanto que não é difícil (não é exatamente fácil, mas não chega a ser extremamente difícil), comece pelas pequenas coisas. Deixe de fazer a mesma coisa todo dia, ande por outras ruas, sente em outra mesa, ou em outra posição na mesma mesa, converse com outras pessoas, sente noutro assento do ônibus. ADIMIRE a beleza das coisas e das pessoas. Desconstrua os muros que te impedem de vivenciar novas coisas (mesmo as que todos dizem não fazer parte de sua tribo). Não deixe que ninguém te diga o que serve ou não pra você, não deixe que te digam pra onde vai ou de onde vem, “a estrada é pra caminhar” e o caminho é você quem determina. “Você faz seu enredo”.
Permita-se, caminhe, construa, reinvente!
Di Alencar

6 comentários:

  1. Curioso... mto curioso...

    Como vc sabe amOr, não sou dada a escrever, mas admiro quem o sabe fazer e sinto enorme prazer em ler...

    "Aquelas reflexões" me dez pensar em mtas coisas - nossas e individuais - e como disse hj, tem uma introdução que quero que leia, olha só um trecho:

    "Como a vida é um processo, o caminho não está traçado: ao longo da jornada, o ser humano escolhe as suas rotas. A vida constrói o ser humano, e a existência, é por esse construída, em um processo dialético de interação (...)Não há um destino, um lugar final, pois a aventura humana, que se faz ao andar, é ela mesma a razão da vida: travessia." (LAMAS, 2004. pp. 13-14)

    Continuando minhas rememorações, lembrei de Clarice Lispector em "Mude, mas comece devagar por que a direção é mais importante que a velocidade. Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa, mais tarde, mude de mesa. Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa..."

    Não acho necessário colocar aqui esse texto na íntegra, pois tenho certeza que vc já teve oportunidade de o apreciar.
    Enfim, amOr, acredito q me estendi d+ e acabei fugindo do que seria apenas um "comentário"... mas, parabenizo vc mais uma vez dizendo: Vc é melhor do que possa saber, por isso não se torture e não deixe que coisas e situações nojentas do cotidiano tire sua fé num mundo melhor, pois é isso que faz de VOCÊ uma pessoa ESPECIAL!

    Te amO meu bem!
    XD

    ResponderExcluir
  2. olá diego!! gostei muito desse texto, costumo falar e pensar muito sobre isso. Acho que a mudança de caminhos já gastos é a melhor maneira de se renovar, descobrir, crescer ... A acomodação pode ser a pior das armadilhas.

    Ah! Uma curiosidade...Gostaria de saber como chegou a meu blog!?

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a todos! Amor, muito obrigado pela força!!!

    ResponderExcluir
  4. Só mais um passinho, e estás com o pé na revolução!!!!
    Vida Longa ao blog do Diego!

    ResponderExcluir
  5. Legal Diego!! Bom saber que a internet une pessoas tão distantes geograficamente, porém tão próximas em pensamentos e reflexões!! =)

    Abraço!! Continue a escrever, vc se expressa mto bem

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez agradeço a todos pelos comentários!!! Grato!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Volte sempre!