"Que as luzes se acendam e que a gente possa brilhar*..." Brilhar no espetáculo da vida, e que nossa existência seja regada a muitos sucessos e nunca deixemos de lutar pelo que acreditamos... "Me atiro do alto e que atirem no peito, da luta não me retiro*..."
*Trechos de músicas dos artistas Vander Lee e Fernando Anitelli






terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"Oi sumano oi, oi sumano oi..."




    Égua, tu é doido é... Morar no Pará é muito pai d'égua! Só quem mora ou já esteve aqui vai saber do que eu to falando! Terra de gente trabalhadora, lutadora, que dá valor a sua terra! Quero ver um paraense que num bate no peito e brada: eu moro no Pará, sem nem se importar com preconceito (que é muito grande por sinal). Para alguns pobres desinformados que não conhecem nosso estado, nós vivemos entre jacarés e macacos, moramos em ócas e vivemos de tanga! Nada contra a cultura indigena, que aliás é encantadora e nós temos muito dela em nossos costumes, mas paraense não é sinonimo de indígena.
    E por falar em costume, os costumes dos paraenses são demais gostosos... Quem ai já tomou aquele açai e depois se esparramou numa rede? Ah vocês não sabem o que estão perdendo... E curtir aquele igarapé no final de semana... Isso sem falar na música, dança, culinária... E o vocabulário... Ah o vocabulário, isso sumano é inconfundível. Aqui a gente num quebra, escangalha! Paraense se abicora, fica jururu... No pará não tem doido, ou tu é lezo ou tu te faz. Aqui tem agirú, urucum, uxi, xibé, jurumum, taperebá, cupuaçu, jambo, castanha-do-pará... tem brinquedo de miriti, tem pato no tucupi, tacacá, manissoba... Dirocha mesmo, aqui no Pará o bagulho é doido... É selado a aparelhagem no final de semana, aquele xibé com camarão... Fazer a tremidinha na beira do igarapé... E quando chega um leso e diz borimbóra que tá tarde, todo mundo mundo diz: ulha mano, este aqui já quer ir embora, égua não sai daê doido, e o nego fica turido e a galera diz e eu choro...
    E é assim que é o povo paraense, divertido, engraçado, mas também é um povo sério e lutador que merce respeito e atenção... Nosso estado, que é tão belo e cheio de riquezas tem sido por vezes negligenciado. Vamos dar um pouco mais de atenção a nossa gente, nossos camaradas ribeirinhos que, em sua maioria, vivem sem qualquer assistência do estado, do governo federal então so ouvem falar em tempo de eleição.   E que todos nós paraenses, nascidos ou adotados por essa terra continuemos lutando e defendendo nossa terrinha! Agora eu vô pegar o beco que eu já tô na broca! Pira paz não quero mais!



P.S.: Nascido no Ceará e nordestino convicto e orgulhoso, me sinto ainda mais feliz ao me perceber tão paraense!

Di Alencar

Um comentário:

Obrigado pela visita! Volte sempre!