"Que as luzes se acendam e que a gente possa brilhar*..." Brilhar no espetáculo da vida, e que nossa existência seja regada a muitos sucessos e nunca deixemos de lutar pelo que acreditamos... "Me atiro do alto e que atirem no peito, da luta não me retiro*..."
*Trechos de músicas dos artistas Vander Lee e Fernando Anitelli






quinta-feira, 24 de março de 2011

Aquelas Reflexões



      Certo dia ele acordou e ela o tinha deixado... Olhou pros lados e tudo estava em tons de cinza. Levantou-se, e seguiu arrastando-se em direção ao banheiro. A água corria pelo seu corpo e só, não fazia diferença. O cheiro do sabonete havia sumido, e seu reflexo havia sumido do espelho. Pegou qualquer roupa (as cores sumiram), vestiu-se e tomou seu café sem nem saber o que comia, pois nada tinha gosto nem cheiro. Ao passar pela porta foi golpeado pela sequidão dos raios do sol que estava...  Cinza? Sim o sol também perdera a cor.

            Buzinas e jornaleiros anunciando as manchetes faziam parte do cenário da cidade, porém nada lhe interessava (ou nada queria ouvir), as noticias no rádio não faziam sentido... Seus olhos olhavam em uma única direção.  O dia passou, morno, nada parecia animá-lo. E os dias foram passando, e os meses foram passando, e os anos foram passando e nada lhe interessava, não fazia planos, não olhava adiante, apenas vivia seus dias acinzentados um a um... Sempre do mesmo jeito.

            Conheceu pessoas, visitou lugares, mas a única coisa que ainda lhe tirava do seu estado de inércia era a lembrança dela, a vaga lembrança daqueles dias em que viveu a seu lado... Dos longos passeios de mãos dadas. Dos planos e projetos que fizera naqueles anos em que esteve com ela. Varias vezes teve a sensação de sentir sua presença, mas em seguida a frigidez de sua alma lhe fazia voltar a si. Era todo razão! Não ousava! Vivia dias minuciosamente reproduzidos.

            Certo dia acordou, olhou para os lados e nada encontrou como de costume, levantou-se e seguiu o mesmo ritual de todos os dias. Estava pronto para mais um dia... Tanto faz, pensou. Abriu a porta, estava de cabeça baixa, mas percebeu que alguém o observava, levantou a cabeça e uma lagrima escorreu em seu rosto ajoelhou-se, parecia não acreditar... Chorou como nunca. Tudo havia ganhado cor, cheiro e brilho novamente... Dali a pouco limpou os olhos cheios de lágrimas, levantou-se olhou para ela ali parada a sua frente abraçou-a – Onde esteve todo esse tempo? Porque me abandonou? Perguntou. Eu não te abandonei, foi você que me perdeu! Respondeu ela. Quem é ela? A Esperança.

            Sem esperança nada mais vale a pena, tudo perde o sabor e o brilho... Sem esperança o mundo fica sem cor e a vida sem sentido! Nunca perca a esperança e tudo será possível, por mais impossível que pareça.  

            Em dias como os que vivemos a esperança tem se tornado ainda mais importante. Como levantar e continuar sem ela? O mundo sofre... Não me refiro apenas as tragédias no Japão, mas também as que aconteceram e acontecem no Brasil, no Haiti, na Austrália e em tantos outros lugares do mundo. A natureza não é tirana! Ela não aparece apenas pra mostrar sua força a troco de nada. Tudo o que vem acontecendo nada mais é do que a lei da ação e reação... Todas as ações do homem estão sendo devolvidas na mesma intensidade! Ter esperança e continuar lutando no sentido de ao menos minimizar os efeitos das nossas próprias ações, é tudo que nos resta! Ter esperança de que vamos conseguir alcançar a sustentabilidade, que vamos acabar com a exploração do homem pelo homem e que vamos deixar de submeter nossos iguais a fome e ao descaso em busca de acumulo de riquezas... Volto a perguntar: quando tudo acabar, o que é que nós vamos fazer com o dinheiro? Construir casas de dinheiro? Comer dinheiro? Respirar dinheiro? Ou simplesmente pegar uma espaçonave e voar para marte?

            Tenhamos esperança de que um dia em algum lugar possamos ver o fim de tudo isso... Tenhamos esperança de que um dia poderemos finalmente viver em paz!




Di Alencar

2 comentários:

  1. Oi Di...Gostei muito do texto.Ando meio ocupada rsss, mas sempre temos um tempinho para visitar amigos.Realmente é muito triste a miséria do mundo. Pensamos no passado e vemos o que de ruim já aconteceu e,no presente as coisas também não estão como gostaríamos que estivessem...Porém, como você mesmo disse temos que ter espereça! O que podemos fazer pode não ser muito, mas faz dirferença. Como dizia Paulo Freire: ""Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda". Temos que acreditar nisso...
    bju

    ResponderExcluir
  2. A esperança, camaradas, so a é coletivamente. INdividualmente, a esperança é o auto-acudir, o "ser feliz" em detrimento da tristeza e miséria alheia.
    São tantos os que perderam a esperança e, talvez, nem saibam o que é isso. A juventude perdeu a pesperança e não sabe disso...
    Belo texto de Diego.
    Vida Longa!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! Volte sempre!