"Que as luzes se acendam e que a gente possa brilhar*..." Brilhar no espetáculo da vida, e que nossa existência seja regada a muitos sucessos e nunca deixemos de lutar pelo que acreditamos... "Me atiro do alto e que atirem no peito, da luta não me retiro*..."
*Trechos de músicas dos artistas Vander Lee e Fernando Anitelli






quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aquelas Reflexões


O circo está armado meus queridos e infelizmente nós somos os palhaços. A gente acaba rindo pra não chorar de fato! A bola da vez é o salário mínimo; uns defendem 545 reais, outros 560 e outros ainda 600 reais. Qualquer dos três valores não passaria de 10% de aumento. Entendo que esses valores dependem da arrecadação pública. PIB associado à inflação e toda essa matemática maluca que a mídia não faz a menor questão de esclarecer, pra que continuemos na ‘ignorança’ (imagino).
            Segundo os especialistas o aumento que provavelmente será aprovado na votação de logo mais (545 reais) custaria ao governo algo em torno de 900 milhões de reais este ano. Realmente é muito dinheiro... De onde sairia toda essa grana? Tarefa difícil. Alias, de onde saiu o dinheiro para cobrir o aumento do salário dos deputados ? Salário esse que foi de 16.500 para 26.700 mil reais (61% de aumento)... Segundo informações fornecidas no site contasabertas.com, no orçamento aprovado e sancionado pela presidência da republica destinado aos gastos da câmara dos deputados o governo disponibiliza no ano de 2011 apenas 4.227.184.594 reais... Pode olhar outra vez, eu também tive dificuldade em acertar o valor, não to acostumado a ler quantias em bilhões com freqüência. Mais do que justo não acham? Apenas 61% de aumento... É mesmo um absurdo pessoas que trabalham tão duro como nossos excelentíssimos (3 dias na semana é quase desumano), ganhar uma mixaria como a que ganhavam (16,5 mil reais num da pra nada).
            Mas e o trabalhador assalariado? Aquele que trabalha em média 8 horas por dia, 5 vezes por semana (ou até mais) e ganha 542 reais? Paga aluguel, energia, água, gás, compras do mês, roupas, calçados, colégio dos filhos... E ainda tem o lazer... É possível? Acho que 3 reais de aumento é mais do que justo mesmo! Imagine quanta coisa é possível fazer com 3 reais. Quem é excelentíssimo de fato? Esse guerreiro que trabalha de sol a sol e ganha uma ninharia, ou nossos ilustres representantes que não precisam nem se quer entender o que lêem?
            Confesso que economia não faz parte do meu rol de habilidades, mas convenhamos que absurdos como esses não sejam tão difíceis de serem percebidos. A verdade é que nossos excelentíssimos e ilustres representantes governam e legislam para si e em prol de atender a seus próprios interesses, e não o do povo como a constituição prevê (e como eles repetem exaustivamente na propaganda eleitoral). Lutar por nossos direitos é a única coisa que podemos fazer, porque se não fizermos isso por nós ninguém mais fará. Temos que parar de fingir que não vimos e se manifestar! Se tiver peito e disposição, junte algumas pessoas, faça faixas e cartazes e vá pra rua reivindique! Ou se preferir fale, discuta, escreva... O importante é manifestar sua opinião e sua indignação. Não estamos satisfeitos e precisamos tornar isso público! Pode ser que não consigamos mudar o mundo, mas não devemos parar de tentar.


Di Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita! Volte sempre!