"Que as luzes se acendam e que a gente possa brilhar*..." Brilhar no espetáculo da vida, e que nossa existência seja regada a muitos sucessos e nunca deixemos de lutar pelo que acreditamos... "Me atiro do alto e que atirem no peito, da luta não me retiro*..."
*Trechos de músicas dos artistas Vander Lee e Fernando Anitelli






sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Teatro de Marionetes

  


“Isso me sugere muita sujeira
Isso não me cheira nada bem
Tem muita gente se queimando na fogueira
E muito pouca gente se dando muito bem
Todo dia, todo dia, todo dia, todo dia...”  (Humberto Gessinger)


Insatisfeito, inquieto, indignado, decepcionado, frustrado, desacreditado! Todas essas palavras definiriam muito bem o meu sentimento nesse momento. TODO DIA, como diz o trecho da música que iniciou esse texto, nos sentimos traídos e enganados com a sujeira que é empurrada pra debaixo do tapete diante dos nossos olhos e que fingimos não enxergar...
“Que país é esse?” escreveu Renato Russo em 1978, e ainda hoje essa pergunta parece muito pertinente. TODO DIA somos manipulados, fatos nos são omitidos, somos convencidos de que precisamos ter o que não queremos, e que precisamos adquirir o que não podemos, nos incentivam a gastar o que não temos. Estamos nos transformando em marionetes. E sendo conduzidos para um abismo de mentiras, sendo envolvidos em uma teia de maracutaias e de enganação.
TODO DIA somos bombardeados com os fast food da loja de conveniência, e também com os  fast food da TV, da mídia impressa e virtual com suas notícias selecionadas e superficiais. Enquanto aceitamos todo esse absurdo, todo esse circo armado pra nos ludibriar e desviar a atenção do que é importante, os senhores do feudo puxam as cordinhas amarradas em nossos membros e fazem de nós o que bem entendem.

TODO DIA eles cospem em nós (e eu não falo aqui só da política e da mídia, mas de todos os personagens que de alguma forma manipulam esse circo de horror), nos jogam em um mar de lama sem fim. E o que nós fazemos? Aceitamos calados e ainda aplaudimos seus absurdos e pior, alguns de nós ainda tentam imitá-los. Perceba a que ponto chegamos! Vivemos vendados. Marionetes cegas servindo aos seus senhores.
         Até quando vamos permitir isso? O que estamos esperando para soltarmos os fios que nos aprisionam nessa vida de fantoches? Quando vamos acordar desse transe e perceber que somos capazes de nos rebelar contra toda essa pouca vergonha que se instalou? Será que temos mesmo que todo dia acordar, ver tudo acontecer diante do nariz e simplesmente fingir que está tudo bem? Quanto tempo ainda será possível sustentar essa situação calados?

“E todo dia a gente inventa e fantasia/A gente tenta todo dia...” A gente tenta, mas não consegue. Pois quando estamos a sós conosco (me permitam o pleonasmo), todas essas inquietações, toda essa revolta se revela e ainda assim continuamos a negá-la na esperança de esquecê-la. Porém ela continua lá nos assombrando todo dia, todo dia, todo dia, todo dia...
TODO DIA penso em tudo isso. E você? Já parou pra pensar?

Di Alencar

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Apaixone-se



Apaixonem-se por suas vidas, todos os dias. Dêem valor as pequenas coisas, e o mais importante, percebam a beleza que há nessas coisas. Você já parou pra olhar como é lindo o balançar das arvores quando venta? Como o som delas chacoalhando é gostoso?
            Então procure exercitar mais isso em você, vai perceber o quanto é apaixonante esse mundo e as pessoas que o habitam. Por mais arrogante, insuportável, antipático que alguém lhe pareça, se você olhar bem direitinho, com atenção, vai perceber que ele(a) é uma pessoa encantadora e complexa como todos nós somos; talvez ela só tenha uma maneira equivocada de se portar.
             E se você pensar que nada disso vai mudar o fato do mundo estar sofrendo todas essas mudanças climáticas assustadoras, que as pessoas matam cada vez mais por motivos tolos e que o mundo parece estar perdido, eu não vou discordar de você, mas é por pensarmos dessa forma que o mundo está assim, e por aceitarmos isso calados, quietos, apáticos; por não agirmos ele continua piorando a cada dia. Por isso é tão importante nutrirmos nossa sensibilidade, para encararmos as dificuldades e termos capacidade de transformá-las em superação, em mudanças, porque as mudanças começam dentro de nós.
            Minha contribuição somada a sua, e essa somada a de outra pessoa e depois outra, tem o mesmo efeito dos tijolos numa construção. E a sensibilidade que desenvolvemos em nossas relações cotidianas, acrescida ao modo como enfrentamos nossas barreiras/problemas é o cimento que une todos esses tijolos.
            Portanto, apaixone-se por sua vida, apaixone-se por você, busque o autoconhecimento. Conhecemos o mundo em que vivemos, agora é hora de conhecermos o mundo que somos. Porque é assim, através das mudanças internas que promovemos as mudanças externas, e para mudar é necessário conhecer. Para transformar é necessário agir. Para agir é necessário apaixonar-se por seu ideal.
Apaixone-se!


Di Alencar

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Aquelas Reflexões...



Eu quero apenas viver uma vida tranqüila, sem excessos, ser feliz, ter filhos e um cachorro legal (amo os labradores) uma casa modesta... Como disse, sem excessos! Paz, tranqüilidade, um bom emprego e minha câmera fotográfica (amo fotografia). Tardes quentes a beira rio, noites frias no sofá quentinho... Hummm! Cheiro bom de café fresco. Coisas simples, mas que fazem toda a diferença. Ser feliz é questão de escolha, pelo menos em minha opinião.
Escolha viver da melhor forma possível, e saiba que a tristeza vai te acompanhar às vezes, mas é necessário. Como poderíamos dar valor a alegria se não houvéssemos conhecido a tristeza? Como diz Mark Twain: Caminhei uma légua com a folia, incansável, tagarela, mas mesmo que ela falasse tanto eu nada aprendi com ela; Caminhei uma légua com a tristeza que nem uma palavra falou, mas ah quanta coisa aprendi naquele dia em que a tristeza comigo andou.”
Na verdade o que realmente importa, não é quão luxuosa e pomposa é sua vida, mas sim quão feliz ela é. E a felicidade é você quem faz. Valorizando as pequenas coisas, dando amor a quem tanto sofreu para que hoje você esteja aqui. Valorizando as pequenas coisas da vida e vivendo-a intensamente, acreditando em seus sonhos e buscando a cada dia conquistá-los.
Sejamos felizes, e sonhemos sempre...
Di Alencar

Lua



Hoje, sexta-feira 22/10/09, deitado na cama olhando pra ela escrevo essas palavras:

Linda moça branca e formosa passeando pelo céu
Imponente e graciosa com seu contorno único, irreal
Linda majestade aplaudida por seus belos e incansáveis admiradores noturnos
Como ei de adormecer diante de tão graciosa beleza e simpatia?
Lua minha, seu sorriso reluzente toca minha face e me encanta
Meus olhos vitrificados diante de ti parecem não acreditar no que vêem
Como podes tu estar tão longe de mim?
        Como não me permites tocá-la?

Di Alencar

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Lágrimas



Lágrimas nunca são bobas. Quando de tristezas funcionam como válvula de escape para as angustias da alma; quando de alegria expressão o que a de melhor em nós. Chore... Chore sempre que tiver vontade. Não engula em seco uma angustia uma decepção, uma frustração ou uma alegria por vergonha. E esqueça essa história que homens não choram, homens que choram diminuem as chances de enfartar.

Chore por amor, chore de alegria, chore de tristeza, deixe escapulir aquela dorzinha incômoda que te perturba, deixe que ela escorra e deixe-o(a) em paz. Chorar alivia as tensões, deixa o corpo mais leve, a mente mais livre, a alma mais limpa. Chorar acalma o coração, alivia a euforia, celebra a felicidade, coroa a alegria.


Lágrimas nunca são bobas, elas nos tornam mais humanos, nos aproximam de Deus. Se não tivéssemos medo de chorar não viveríamos tão estressados, não adoeceríamos tanto... Chorar evita o câncer. Não chore por tudo, mas se permita chorar quando for necessário... NÃO deixe a angustia endurecer seu coração. Às vezes é necessário derramar a água de um pote para que possamos renová-la.

Então se você está com aquele nó na garganta, aquele aperto no peito, ou aquela euforia que parece querer explodir do peito, liberte sua alma, liberte seu coração, liberte sua mente, liberte-se do preconceito e chore...
Na dúvida, chore...
 
 
Di Alencar

Naqueles dias sem sol...



Os dias nublados são interessantes, gosto do seu ambiente. Ah! E aquele friozinho que parece dizer: _Num levanta não! Fica ai mesmo. O céu fica em tons de cinza, e parece que até o sol fica com preguiça de levantar. Ao invés dos raios do astro-rei, somos presenteados com o vento frio e suave. Presenteados? Sim presenteados! Afinal, ele poderia estar soprando em qualquer parte, mas faz questão de estar conosco nesses dias. Presenteia-nos com a honra de sua presença.

Os dias nublados são fascinantes, principalmente quando de repente somos invadidos por aquele cheirinho de café quente, é tão cativante que quase da pra sentir o gosto. Nos dias nublados o abraço fica mais gostoso, a cama fica mais quentinha e confortável, o humor fica melhor. Nos dias nublados a gente pode usar aquela roupa que a muito estava guardada esperando os dias frios. Nos dias nublados a gente até dá uma de vidente, quem nunca olhou pro alto e falou: _Ih! Tô achando que vai chover!

E de repente lá vem ela a chuva. Primeiro algumas gotinhas e em poucos segundos o céu está aos prantos, vai ver que chora por estar emocionado com o ambiente. Afinal dias nublados afloram a emoção. E quando a chuva cessa, e as nuvens vão embora, o sol aparece... pra matar a saudade...


Di Alencar

Coexistencia Disfarçada...






Aproxima-se a seleção de uma nova franquia, e muitos de nós percebe-se sem opções. É inegável que não podemos discordar em parte, porém acredito não ser tão simples, precisamos em tempos de demasiado individualismo perceber que coexistimos.

COEXISTIR: EXISTIR SIMULTANEAMENTE.

SIMULTANEAMENTE: AO MESMO TEMPO.

Portanto percebamos que NÃO estamos sozinhos no mundo, e qualquer ato que venhamos a realizar poderá ter conseqüência para nossos pares.
_ E porque eu deveria me preocupar com alguém que nem conheço?
Se todos nós pensássemos dessa forma, imaginem como estaríamos... Se é que estaríamos!
Felizmente ainda não acabou, temos tempo de mudar algumas coisas. E sim, é possível! Permitam-me então dizer que, num momento tão importante como esse é extremamente NECESSÁRIO pensar antes de tomar uma decisão, pois nossos novos (ou velhos dependendo de nossa escolha) "representantes" terão o futuro de todos nós nas mãos.
Sem querer parecer inconveniente, gostaria que pensasse no que vou perguntar: Se você tivesse o poder de entregar o futuro de uma pessoa muito importante pra você (seja pai, mãe, filho, irmão) nas mãos de alguém, você entregaria a qualquer um? Acredito que não! Então imaginem essa "seleção" como esse episódio, e lembre que muitas pessoas podem pagar por essa decisão, inclusive você.  Perdoem-me se pareci utópico, ou se nada do que escrevi lhe interessa, mas entendo que utopias são necessárias para continuarmos caminhando...

Di Alencar

Contribuição de Marcelo "Russo" Ferreira -http://www.ouniversalcircocritico.blogspot.com/

Ser Especial...


Ser especial é fazer os olhos de alguém brilhar como as estrelas

Ser especial é ser levado as nuvens sem sair do chão

Ser especial é iluminar seus amigos com sua presença

Ser especial é ser encantador (a) sem deixar de ser simples

Ser especial é dar amizade sem esperar nada em troca

Ser especial é distribuir sorrisos, mesmo que saiba que não os receberá de volta

Ser especial é ... É ser simples, escantador(a), iluminado(a), inteligente, amigo(a), sorridente, arrebatador(a).

Ser especial é não ter medo de viver, é não ter medo de ser feliz.

Ser especial é viver com graça e encantar a vida com a simples existência!

Ser especial é amar a vida e vive-la! Ser especial é ver o mundo com os olhos de uma criança.

Ser especial é estar em paz, mesmo quando o mundo está desmoronando diante dos olhos. É cair e levantar-se coma cabeça erguida, sabendo que a vida é dura e por isso temos que ser fortes. É não se deixar abalar a toa.

Ser especial é ser fiel ao que acredita, mesmo quando todo mundo duvida da tua vitória.

Di Alencar

3 S



Você é como as nuvens,

Vejo mas não posso tocar

Você é como uma bela paisagem,

Encanta meus olhos sempre que a vejo

Você é como a lua,

Ilumina minha escuridão e presenteia-me com a tua beleza

Você é minha saudade

Você é meu desejo

Você é minha luz

Você é minha amiga

Você é minha amada

Você é meu amor!


                                                                                                            Di Alencar

Aquelas Reflexões...




Longe da candura, sobrevivo e saboreio angustias e devaneios de meus dias quase cheios de amor e desventura...

Di Alencar