"Que as luzes se acendam e que a gente possa brilhar*..." Brilhar no espetáculo da vida, e que nossa existência seja regada a muitos sucessos e nunca deixemos de lutar pelo que acreditamos... "Me atiro do alto e que atirem no peito, da luta não me retiro*..."
*Trechos de músicas dos artistas Vander Lee e Fernando Anitelli






sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Memórias de um conflito recente...



     Inda agora minhas palavras anunciaram: "Vamos nos esconder"... Julgam-se tortas e feias, e não merecedoras de ganhar o mundo... Debati fortemente com elas, fomos muito duros um com o outro... Estamos machucados! Eu teimo em não me importar, e agora ja nem sei se devo continuar. Talvez eu esteja sendo egoista e pensando so em mim, na minha vaidade e no meu ego.. E elas? Talvez não queiram sair e ganhar o mundo. Nunca as questionei a esse respeito! Nunca pensei merecerem elas respeito... "Elogios não são o bastante" disseram elas, e essa frase tocou fundo! Nesse momento não sei onde foram, talvez eu não as procure por algum tempo... Memórias de um conflito recente!


 
Di Alencar

Água que corre entre pedras...



     A palavra transcende qualquer inverdade, qualquer racionalidade... Corroi qualquer sentimento improprio, impuro. A palavra transcende a mais dura realidade, a mais cruel irracionalidade... A palavra é água que corre entre pedras!

 
Di Alencar

Das contradições de Ser Humano



    E dia desses alguem disse "não faça com os outros o que você não quer que seja feito com você"... A verdade é que nos somos falhos, inconstantes, imperfeitos. Até as máquinas que se vendem perfeitas erram! Justamente porque o homem as programou... Então o melhor a fazer é compreender, ter paciência... A maioria nega, mas no final das contas, apesar de não ter nascido pra viver só, o ser humano é egoista, egocentrico, individualista (uns mais, outros menos)... E sempre vai decepcionar, ferir, desistir (mesmo que por um segundo)... A minha melhor conduta, talvez seja mal compreendida por você, ai a gente vai se machucando e curando as ferridas e arrumando outras... E vai aprendendo a conviver, e a chorar as magoas pra aliviar... E vai aprendendo a viver entre sorrisos e lágrimas... Porque ser assim, inconstantes, imprevisíveis, é o que nos torna misteriosos, interessantes e atraentes!

 
Di Alencar

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

----------------------------




    Hora dessa estava eu por ai perambulando por entre tantos pensamentos... Tentando não me envolver... Só observando, vendo como se comportam quando não estou por perto... E por algum tempo consegui caminhar sem ser notado! No entanto em algum momento fui percebido e imediatamente alvejado por alguns pensamentos franco atiradores... Atiraram-me as flechas da dúvida e do questionamento! E conseguiram me atingir gravemente a ponto de me deixar completamente paralizado! E de repente meu cerebro foi inundado por uma torrente de questionamentos e nesse momento faço a vocês algumas perguntas que a maioria de nós nunca parou pra pensar a respeito: O que te move? O que te faz feliz? O que é tão apaixonante a ponto de te transportar para outra realidade? De tirar seu folego? O que você quer da vida?
    Não me atreveria a dizer que esses questionamentos sobre a vida atingiriam tão gravemente a todos... Alguns simplesmente já nascem aparelhados com as respostas a essa perguntas, outros tantos simplesmente a encontraram em uma rua onde passavam, ou em um beco escuro onde estiveram... Muitos outros escalaram montanhas para consegui-las... E existem ainda os que simplesmente não almejam encontra-las, só não faz diferença te-las a mão ou não. Percebi que não as tenho! Faço parte daqueles que buscam tais respostas! E confesso que estou ainda paralizado por conta dessas perguntas...
    Estou simplesmente sem movimento, pois atrelado a essas interrogações, consigo perceber inumeras outras coisas que a muito tempo não parava pra pensar... Como por exemplo, no que fazer caso meus planos não deem certo... Como vou agir se meus sonhos não se realizarem? É possível substituir sonnhos? Existem sonhos a serem substituidos? Muitas vezes consumimos muito tempo de nossas vidas construindo sonhos e traçando metas... O que fazer para alcança-las? E mais ainda, o que fazer caso não as alcance? O que tem nos motivado a seguir na luta, caminhante? Estamos realmente seguindo pela estrada correta? É realmente relevante sabermos se a estrada leva a algum lugar? Se nos mesmos contruimos nossos caminhos...
    Todas essas questões parecem definir toda uma vida. Cada uma delas parece ser um pequeno pedaço, que juntos formam a história de uma vida! E entre uma reflexão e outra me atrevi a pensar o seguinte: são as perguntas ou as respostas das mesmas que trasformam-se nas peças capazes de formar nossa história... Perguntas ou respostas? Qual delas é capaz de guiar uma vida inteira... Seria uma delas capaz disso! São perguntas demais e respostas de menos... Talvez esse seja o motivo de tanta angustia e inquietação... Ou talvez não! Paralizado... Por esse motivo (que parece tão tolo e simples) me sinto impotente, paralizado, e inerte...
    Tantas são as perguntas e agora nesse exato momento em que tento dar vida a essas poucas e tortas palavras, me dou conta que talvez nenhuma resposta me faça sentido... Talvez esse não seja o momento de procurar por respostas... Talvez seja esse o momento de olhar pro horizonte e seguir... Somente seguir... E quem sabe eu esbarre em uma resposta ou outra pelo caminho!


Di Alencar

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Palavras ao Vento...




"Escrevo palavras ao vento que no momento me fazem sentido..."

    Do alto desses vinte e dois (quase vinte e três) anos de vida, venho até vós fazer alguns anúncios avulsos e completamente descoordenados. O primeiro deles faz referência a relação comumente estabelecida entre você sua idade e sua experiência/maturidade. Talvez esteja eu sendo demasiado pretencioso ao mencionar a palavra experiência, pois é notório que um ser humano nessa idade não a possui, ou pelo menos é o que se noticia mundo afora! Inumeras vezes fui alvo de sorrisos debochados ou mesmo completamente ignorado em minhas retóricas... De certo, assumo, meu dominio da palavra falada (ou mesmo escrita) não se mostra suficientemente abastado, no entanto acredito que tenha eu 5 ou 50 anos, mereço respeito... O mais experientes dos homens, já foi um dia um garotinho que nem sequer era capaz de trocar a propria roupa! Tenhamos um pouco mais de respeito ao próximo!
    Gostaria também meus caros, de fazer alguns apontamentos (breves) a respeito do valor que tem sido dado a classe dos professores nesse país... Receoso de ter sido o único a perceber o seguinte fato, compartilho: para que seja possível realizar a formação acadêmica de qualquer que seja o profissional, é necessário que haja professores que os ajudem a construir o conhecimento necessário... Sem mencionar todo o processo de formação vivenciado por este futuro profissional, desde os tempos de criança... Quando o B-A BA era a sua realidade! Sem uma educação básica de qualidade não é possível formar profissionais de qualidade. Para tal é necessário investir, em escolas melhor equipadas, condições de trabalho para o professor, para o aluno e para todos os atores envolvidos nesse processo tão importante.
    Neste terceiro momento, atrevo-me a sofrer uma perda compulsória de leitores ao anunciar o tema política... Meus amigos o que está acontecendo nesse país? Seria eu o único a perceber (novamente)? Até quando vamos ser coniventes com essa camarilha que tem se instalado país afora? É vergonhoso! No entanto, não é em nossos ilustres representante que pretendo direcionar o foco desta discussão. Tenho ouvido dia após dia, na TV, no radio, nas ruas, nos corredores, nas salas das casas, nas filas dos bancos e em inumeros outros lugares, vários cidadãos brasileiros a reclamar desenfreadamente da situação politica do país e principalmente dos "políticos"... Ladrões, safados, vagabundos, canalhas, corruptos, dentre outros adjetivos dados a eles. Novamente me atrevo a desafiar a sorte e perder os poucos remanescentes nessa leitura... Pergunto-lhes: o que vocês andam fazendo de suas vidas? Vocês tem procurado seus direitos? Tem sido idôneo no seu dia a dia? Aquele trocado a mais que por engano você recebeu de troco, foi devolvido? Você se julga um cidadão com uma reputação Ilibada? Com toda sinceridade, eu não sou tão melhor que qualquer outro... Uma dica, cuidado com a língua amigos!
    E pra finalizar, quero falar a respeito de toda essa situação criada pela mídia em torno da greve na segurança pública... Nesse momento peço apenas meus caros, que tomem cuidado e analisem com certo cuidado as informações... Nossa midia informativa a muito deixou de ser 100% confiável (se é que já foi um dia). Muita informação controversa é plantada, notícias tendenciosas... Entendo que vá parecer discurso batido, mas o lema é massificar, e a TV não poupa esforços nessa empreitada. Peço mais uma vez, tomemos cuidado e analisemos bastante antes de tomarmos partido nesse tipo de discussão.
    Vou ficando por aqui meus caros... E aos que bravamente resistiram até aqui, agradeço! Até a próxima!




Di Alencar

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vale a pena?



    A vida seria realmente tudo isso que meus olhos enxergam ou é apenas um olhar apaixonado de um pobre louco a caminhar por ai?  É realmente tão fascinante o existir? Vale mesmo a pena tudo isso? Quanto vale essa vida? Quanto valem todas as dores? E os pesares? Quanto vale uma lágrima? Quanto vale um sorriso? Uma prece? Um olhar? Um amor? Quanto vale as horas de espera? Os dias de sol? As gotas de chuva? Quanto vale um pensamento? Qual o valor dos dias? Quanto custa um mês? Ou um ano? E vários anos? Quanto custa uma escolha? uma atitude? Quanto vale um ideal? Quanto vale essa vida? Vale mesmo a pena tudo isso?
Não tenho respostas... Quanto valem? Talvez eu não possa pagar...



Di Alencar